A Retinopatia Diabética ocorre em pessoas com diabetes mellitus, sendo mais comum entre aqueles que são mal controlados clinicamente.
Ela pode afetar a visão de duas formas: edema de mácula e proliferação vitreo-retiniana. A retinopatia raramente leva a cegueira quando tratada de forma precoce. Nos jovens (diabetes tipo 1), a doença é mais grave e agressiva
Como tratar a Retinopatia Diabética?
Um dos exames mais importante é o OCT (Tomografia de Coerência Óptica) que deve ser realizado em todos os pacientes com retinopatia. O mapeamento de retina e/ou a retinografia devem ser realizados todos os anos nos pacientes sem retinopatia, pois auxiliam no acompanhamento.
Veja mais tratamentos da Retinopatia Diabética:
- Anti-VEGF – Bevacizumab (Avastin), Ranibizumab (Lucentis), Pegaptanib (Macugen);
- Esteróides como adjuvantes – Triancinolona;
- Laser micropulso;
- Laser convencional – Fotocoagulação;
- Cirurgia – Vitrectomia Posterior
Como prevenir a doença?
Exames de rotina – mapeamento de retina e retinografia de rotina podem detectar casos de alto risco. Controle rigoroso do diabetes. Prevenção da cegueira: tratamento precoce.
Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar a retinopatia é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.
Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: