A saúde da criança requer cuidados especiais. Isso quer dizer que a vitalidade de um adulto depende profundamente do quão saudável ele foi durante a infância. Essa verdade pode e deve ser aplicada à saúde dos olhos, basta se consultar com um oftalmologista infantil. É importante se atentar para a visão desde o momento em que a criança é recém-nascida.
Mais necessário ainda é que os pais levem seus filhos com frequência para se consultarem com um oftalmologista infantil. É através dos exames oftalmológicos que o médico vai saber se a criança tem, ou não, algum problema de visão. E, caso tenha realmente alguma dificuldade para enxergar, isso pode afetar outras áreas da vida infantil, como a capacidade de aprender e conseguir acompanhar os estudos.
Portanto, a simples visita a um oftalmologista para crianças pode ocasionar grandes mudanças, para melhor. Mas você sabe como funciona a visão infantil e como tratá-la com saúde?
Oftalmologista infantil: Como uma criança vê
As crianças são, sim, capazes de enxergar, mesmo as recém-nascidas. Acontece que, com poucos dias de vida, a visão ainda está imatura e o bebê vê tudo como uma espécie de borrão. Com o passar do tempo, ele passa a enxergar pessoas e objetos próximos, cerca de 30 cm de distância, e com dois ou três meses sua visão já alcança distâncias maiores e a definição das imagens e das cores também melhora.
A criança só passa a ter a mesma visão que os adultos quando atinge os cinco anos de idade. Mas até os dez anos os olhos continuarão a se desenvolver.
Quais disfunções podem ocorrer nos olhos de uma criança
Um dos problemas mais comuns nos olhos de bebês com menos de 1 ano de idade é a obstrução do canal lacrimal. Isto faz com que o bebê lacrimeje muito e fique com os olhos inchados.
Mas não é preciso se preocupar muito com isso, pois normalmente essa obstrução desaparece sozinha com o passar do primeiro ano. O tratamento mais comum para ela são massagens próximas aos olhos e a limpeza com soro fisiológico. São raros os casos em que é preciso realizar algum procedimento cirúrgico.
Com o avançar da idade, novas doenças podem acometer a vista das crianças, como a ambliopia, a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo e o estrabismo, além, é claro, da mais comum que é a conjuntivite. Mais raro, no entanto, muito grave, é o tumor de retina, uma doença que pode ser reconhecida por um reflexo branco que aparece geralmente até os três anos de idade.
O que é ambliopia?
A ambliopia é conhecida, também, como olho preguiçoso e está associada a algum problema, como refração ou estrabismo. Na maioria das vezes, ocorre em apenas um olho.
Estrabismo infantil
O estrabismo é responsável por deixar o olho vesgo. Isso acontece porque o cérebro não consegue juntar as imagens vista pelos dois olhos e entendê-las como apenas uma.
Com o tempo, mesmo com os olhos centralizados, um dos glóbulos oculares pode não enxergar tão bem quanto o outro, tornando essa alteração permanente.
É comum, em alguns momentos, até o sexto mês de vida, mais ou menos, que o bebê fique estrábico. Mas, se a doença persistir, a recomendação é de que se procure um médico oftalmologista especialista em crianças.
Miopia
A miopia em crianças ocorre quando ela não consegue enxergar direito pessoas ou objetos distantes. Apesar de não ser uma doença grave, ela pode atrapalhar, e muito, a vida de uma criança, principalmente em idade escolar. Não é raro que meninos e meninas com problemas de miopia comecem a perder desempenho na escola, tendo avaliações cada vez menores.
A forma de diagnosticar a doença é através de questionamentos e exames simples que o oftalmologista vai realizar na criança.
Oftalmologista infantil: O que é Hipermetropia?
Enquanto a miopia é a dificuldade de enxergar coisas longe, a hipermetropia é o oposto, pois provoca embaraço quando o ponto focal está muito próximo aos olhos. Assim, a leitura de um livro, para uma criança, pode ser um grande problema, enquanto ela pode, tranquilamente, conseguir observar tudo o que está escrito em uma lousa a alguns metros de distância.
Astigmatismo
Assim como tem pessoas com miopia e outras com hipermetropia, é possível encontrar, também, crianças com dificuldade para enxergar de perto e, ao mesmo tempo, de longe. Essa doença se chama astigmatismo. Mas não se preocupe, ela pode ser corrigida com o uso de óculos de grau para crianças ou lentes de contato, dependendo da idade.
Como saber se meu filho tem algum problema na visão?
A observação diária que um pai e uma mãe fazem de seu filho é a melhor forma de se descobrir algum problema na visão da criança. Mas algumas dicas são importantes:
- Observe se seu filho tem um olho menor do que o outro, veja se os olhos tremem ou dançam quando estão observando algo;
- Atente-se para ver se há lacrimejamento excessivo e se a criança pisca ou coça muito os olhos;
- Observe se seu filho franze os olhos ou inclina a cabeça para enxergar melhor, converse com os professores dele, veja se há perda de desempenho na escola e se essa perda é motivada por falta de atenção do aluno.
Essas dicas são importantes, mas o que é fundamental é manter um acompanhamento oftalmológico constante na vida da criança. Somente o médico oftalmologista infantil poderá avaliar a saúde da visão de seu filho ou filha, através de um exame de vista para crianças.
A ZS Oftalmologia, que conta, entre seu corpo clínico, com a oftalmologista Dra. Regina Zukeram e o oftalmologista Dr. Marcelo Stumpf, é uma clínica que fica em Maringá e trabalha com atendimento a crianças de todas as idades.
Agende a sua consulta com o oftalmologista infantil em Maringá pelo Whatsapp (44) 99920-3453