O Descolamento de Retina pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em pacientes com alta miopia. É caracterizado pela separação da retina neurosensorial, com acúmulo de líquido sob esse espaço.
Quais são os sintomas do Descolamento de Retina?
Geralmente é indolor, com queixas de flash luminosos e moscas volantes iniciais, evoluindo para uma visão embaçada, sombra central ou periférica dependendo da região afetada. E os sintomas progridem a medida que o processo apresenta piora. Podendo causar a perda de visão central e periférica nos pacientes não tratados.
Fatores que podem aumentar as chances de descolamento de retina:
- Alto grau de miopia;
- Cirurgia de Catarata;
- Glaucoma;
- Trauma nos olhos, face ou cabeça;
- Diabetes sem controle;
- Tumores;
- Processos inflamatórios;
- Histórico familiar da doença;
- Envelhecimento.
Como tratar a doença?
O exame mais importante é o mapeamento de retina. O exame OCT ajuda identificar complicações. A Cirurgia indicada é a – Vitrectomia Posterior ou Retinopexia. A cirurgia deve ser feita o quanto antes, pois a medida em que a retina permanece descolada, as chances de recuperação são menores. Por isso o tratamento regular com o oftalmologista é de extrema importância, na ZS Oftalmologia você encontra os especialistas adequados para realizar todos os procedimentos e exames necessários.
Como prevenir o Descolamento de Retina?
Os pacientes com flashes de luz ou floaters – moscas volantes – devem ser avaliados imediatamente. Os pacientes com roturas na retina, devem ser tratados imediatamente com laser.
Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar o descolamento de retina é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.
Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: