O ceratocone é uma doença progressiva e não inflamatória que afeta a córnea, provocando danos degenerativos às fibras de colágeno do tecido corneano. Por conta disso, a córnea fica mais fina, instável e aumenta gradativamente a sua curvatura.
Em estágios avançados desta doença, a córnea apresenta uma curvatura tão grande que a deixa em formato de cone – pontuda e saltada para fora.
O ceratocone é uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada, devolvendo a qualidade da visão ao paciente. Esta doença na córnea começa a se desenvolver geralmente na adolescência, a partir dos 15 anos de idade em média, e apresenta seu pico de evolução entre os 15 e 25 anos.
Entretanto, existem alguns casos de aparecimento e evolução precoces (antes dos 15 anos) e também casos de aparecimento e evolução tardia (após os 30 anos).
Causas do Ceratocone
A ciência ainda não conseguiu identificar a causa do ceratocone, mas se sabe que o desenvolvimento da doença está associado à carga genética. Por isso, a presença desta doença ocular é mais comum em membros de uma mesma família, apesar de não ser uma herança genética obrigatória. Porém, sua evolução pode ser distinta entre os membros da família.
É conhecido também que alguns fatores externos atuam acelerando a progressão do ceratocone, como traumas repetitivos durante o hábito de coçar os olhos. Acredita-se também que a infecção por alguns vírus possa desencadear reações imunológicas capazes de estimular a progressão do ceratocone.
Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar o Ceratocone é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.
Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: