Catarata tem cura?

Esta é a primeira pergunta feita pelo paciente quando é diagnosticado com Catarata. Afinal, Catarata tem cura? A resposta é sim, a Catarata é uma doença que pode ser curada.

Mas não podemos esquecer que estamos falando da principal causa de cegueira tratável, então devemos cuidar desta enfermidade de forma séria. Sem o tratamento adequado, a doença pode evoluir e levar a cegueira parcial ou total.
Como são muitos os mitos que rondam essa doença ocular, é importante entender o que é a catarata e quais seus sintomas mais comuns.

O que é a catarata?

No interior dos olhos, existe uma lente natural, chamada de cristalino. Ele é capaz de refratar os raios de luz para nos ajudar a ver. A lente deve estar clara, mas, quando o paciente possui a catarata ocular, o cristalino ficará em tom opaco. Quem tem catarata enxerga as imagens borradas, nebulosas ou menos coloridas. Nos graus mais agressivos da doença, o paciente pode perder por completo a visão.

Quais são os sintomas da catarata?

Aqui estão algumas mudanças de visão que você pode perceber se tiver uma catarata:
– Visão embaçada;
– Visão dupla (quando você vê duas imagens em vez de uma);
– Sensibilidade à luz;
– Dificuldade em enxergar no escuro;
– Visão desbotada ou amarelada das cores.

Catarata tem cura?

O envelhecimento é a causa mais comum. Devido às alterações oculares – comuns após os 40 anos – as “lentes” oculares começam a se romper, causando a visão turva.

A catarata também pode ser genética, ou provocada por problemas médicos, como diabetes. Outras causas incluem:

– Lesão, cirurgia ocular ou tratamentos de radiação na parte superior do corpo;
– Exposição aos raios ultravioleta (UV) por tempo prolongado e sem o uso de lentes protetoras;
– Uso de medicamentos como corticosteróides , que podem causar a formação precoce de catarata.

Tratamento de Catarata

O único tratamento possível e eficaz é a Cirurgia de Catarata. Só no Brasil são realizadas 500 mil Cirurgias por ano. O procedimento cirúrgico consiste em remover a lente opaca e, na maioria dos casos, substituir por uma lente artificial chamada LIO – lente intraocular. A cirurgia dura em torno de 30 minutos, apesar de rápida, é também delicada. Então, para a pergunta Catarata tem cura? Sim, a cirurgia pode devolver a sua visão.

Nos dias de hoje, com os primeiros sinais de Catarata é possível realizar a cirurgia; isso impede que a doença evolua e deixe sequelas permanentes, além de contribuir para a qualidade de vida do paciente.

Após tomada a decisão pela Cirurgia de Catarata, será feita uma biometria por inteferometria para saber com segurança qual grau será utilizado na lente intraocular que será implantada após a retirada do cristalino opaco, assim não será preciso usar óculos depois da operação, que é um procedimento mais simples do que se imagina.

Cirurgia de catarata: como ocorre?

A cirurgia de catarata moderna é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e eficazes realizados atualmente. O procedimento normalmente é realizado em ambiente ambulatorial e não requer internação em um hospital ou outro centro de atendimento. Com isso, o paciente pode ser liberado no mesmo dia.

A maioria dos procedimentos modernos de catarata envolve o uso de um dispositivo de ultrassom de alta frequência, que parte o cristalino opaco em pequenos pedaços, que são então cuidadosamente removidos por sucção.

Removendo a catarata:

– A cirurgia é totalmente indolor e segura;
– Os cortes, na maioria das vezes, não necessitam de pontos, pois as incisões são autosselantes;

Catarata tem Cura sim!

Esperamos que este artigo tenha ajudado a desmistificar a Catarata. Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com os nossos especialistas em catarata na Clínica ZS Oftalmologia em Maringá.

Catarata tem cura - whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

   
Diretora Técnica: Dra. REGINA KAME ZUKERAM STUMPF- CRM/PR: 27826 RQE: 22848

Avenida Brasil, 4399 - Condomínio Edifício Rosa 3º Andar - Sala 302 - Zona 01, Maringá - PR.

Telefones e Whatsapp de Atendimento

(44) 3265-1735 / (44) 99920-3453

Email de Contato

contato@zsoftalmologia.com

Horários de Funcionamento

De Segunda à Sexta das 07:00 às 18:00 / aos Sábados das 08:00 às 12:00