O buraco macular é uma doença comum que afeta mais mulheres que homens, sendo mais comum após os 40 anos de idade.
É caracterizado pela formação de um pertuito no centro da mácula, causado por uma anomalia da aderência vítreo-retiniana. Não existe uma definição exata do que causa o buraco de macula, a doença pode estar ligada a diversos fatores e pode surgir sem um fator principal, algumas causas relacionada pode ser traumas oculares, processos inflamatórios e o próprio envelhecimento do olho.
O resultado é a perda da visão é central e não periférica, pois a doença só atinge o centro da retina. Causando a dificuldade para leitura, dificuldade para enxergar o rosto das pessoas, ver televisão e dentre outras atividades.
Como diagnosticar o Buraco Macular?
O exame mais importante é o OCT (Tomografia de Coerência Óptica) , sem o qual o diagnóstico pode ser equivocado. A Autofluorescência e a Microperimetria podem auxiliar na indicação da cirurgia.
Como tratar a Doença?
Através da Cirurgia – Vitrectomia Posterior com colocação de gás ou ar. Todos os pacientes evoluem para catarata após a cirurgia de buraco de mácula, por isso, em alguns casos, realizam-se ambas cirurgias no mesmo ato. Mas o oftalmologista especialista em retina poderá avaliar cada caso conforme a necessidade e realizar a cirurgia.
Como prevenir o Buraco Macular?
A cirurgia do Buraco Macular deve ser feita de forma precoce. Os casos inicias podem recuperar totalmente a visão. Para realizar o tratamento e demais exames que possam diagnosticar o buraco macular é imprescindível consultar um oftalmologista em Maringá, entre em contato com os especialistas da ZS Oftalmologia, atendemos convênios e consultas particulares – preços acessíveis.
Você pode entrar em contato com a ZS Oftalmologia para tirar as suas dúvidas, agendar uma consulta, saber dos tratamentos ou cirurgias. Basta enviar uma mensagem diretamente para o nosso WhatsApp: